coletivo Ecologia Urbana

Photobucket

Domingo passado aconteceu na Verdurada uma palestra/debate com o coletivo Ecologia Urbana, eu já conhecia eles da lista de emails da Bicicletada, e também o blog deles, que acho bem legal. Acho que os caras tem uma sacada boa que é atribuir o conceito de ecologia pro ambiente urbano, ao falar de ecologia nego já pensa em salvar o mico-leão-dourado, ou algo assim, o que não deixa de ser válido, mas pelo menos acho que é bem recente a idéia que num centro urbano também há um ecossistema, e tentar preservá-lo é o mínimo que podemos fazer pra manter uma vida decente. Quando digo preservar o ecosistema não me refiro apenas a manter as matas e parques que existem na cidade, são vários os fatores que influem no ecossistema, muitas vezes coisas que nós mesmos podemos fazer no nosso dia-a-dia.

Como os caras disseram na palestra, o trânsito é um elemento chave nessa questão, acho que não preciso nem falar que toda a poluição que os carros geram tá zoando geral, quem sabe em São Paulo sabe disso: faixa cinza no horizonte, problemas respiratórios, efeito estufa, mudanças doidas no clima (não choe aqui a mais de um mês), horas perdidas na hora do rush, etc, etc. O uso da bicicleta como meio de transporte foi apenas uma das idéias que eles apresentaram, eu como entusiasta do pedal acho que aí é onde mais se deveria apostas, pois São Paulo tem um incentivo tosco às bikes no uso diário, as grandes metrópoles já perceberam que as bikes podem não solucionar a questão do trânsito obviamente, mas dar uma grande mão nessa questão.

Fora essa parte do trânsito , tem várias outras coisas que a gente pode fazer dentro dessa idéia de ecologia urbana, como não pegar sacolas plásticas no mercado (que levam séculos para se desfazer, apesar de grande parte da população no brasil reutilizar as sacolas como saco de lixo todo mundo tem em casa muito mais dessass sacolas do que precisa), comprar de comerciantes locais (que comprem de produtores locais, não de latifundiários que transportam os produtos em caminhões que tem que atravessar o país para trazer à cidade), comprar alimentos organicos, usar produtos que não agridam o ecossistema, plantar um jardim, ser vegetariano/vegan, etc

Hoje em dia acho que o termo mais usado pra isso é sustentabilidade e do jeito que as coisas tão não dá mais pra se dar ao luxo de achar que isso é frescura e fazer as coisas sem pensar.

blog ecologia urbana: ecourbana.wordpress.com

Leave a Reply

